RICO x REI

 Um dia me perguntaram se eu preferia ser Rei ou ser Rico. Foi uma das perguntas mais difíceis que passaram pela minha vida.

Naquele momento eu não estava pronto para responder. Tinha vivido muito tempo dentro do zoológico corporativo, não conseguia diferenciar a diferença dos dois.

No dia 19/07 fará 12 anos que me fizeram essa pergunta e hoje eu vejo que tenho um pouco mais de discernimento sobre o que responder.


EU PREFIRO SER RICO.


Mas antes de falar o que é riqueza para mim, vamos falar de Elvis Presley, o Rei do Rock ’n’ Roll.

Alguns boatos de que ele seja o príncipe, porque o rei mesmo era o Chuck Berry ou o Little Richard. Nossa acho que a moda pegou só porque Elvis resolveu colocar a coroa na cabeça e garantir que ela ficasse lá.  Até que o fardo se tornou tão pesado e fez tanta pressão que o coração não aguentou.

Ser rei é para poucos, às vezes tem que dividir.

Rei morto, rei posto. Do outro lado do Atlântico, John, Paul, George e Ringo assumiram o trono, porém mesmo dividindo o fardo do reinado, a loucura pode bater e fazer você alucinar.

Os quatro de Liverpool levaram o mundo à loucura, até que a loucura chegou até um deles.


O QUE ADIANTA SER O REI DO CEMITÉRIO?


Não importa se você é John ou João, ser o rei do cemitério não é tão legal assim. Talvez você crie algo que entre para a história, talvez não.

Quem sabe você viva tempo suficiente para falar algo como: “You can't always get what you want, but if you try sometimes, yeah, you just might find you get what you need. (Você nem sempre consegue o que quer, mas se você tentar às vezes, sim, você pode acabar descobrindo que consegue o que precisa.).”

O Tempo é inexorável, e quem consegue conviver mais tempo em pressão será reconhecido como Rei, sem mesmo precisar se auto-proclamar. Afinal, aquele que fala que é, sem ter o reconhecimento dos súditos, é o rei do que mesmo?

Tempo é o ativo mais valioso de todos. Valorize-o, que ele será generoso e te entregará um reino de riqueza. Que a principal de todas seja a sua Liberdade.

Afinal de que adianta ser Rei ou Rico se não pode ser livre?


O QUE TE FAZ REI? O QUE TE FAZ RICO?


Talvez as duas perguntas são importantes para definir onde você quer chegar.

Por isso eu falo, prefiro a riqueza da liberdade, sem ter que conviver com os animais de zoológico em busca de atenção e reconhecimento.

Qual é o preço da liberdade?